Acervo e Pesquisa

O Museu da Imagem e do Som do Paraná tem por finalidade resgatar, preservar e divulgar a memória do audiovisual paranaense. Criado em 06 de fevereiro de 1969, o MIS-PR é o segundo mais antigo do país na área, atrás somente do MIS-RJ. O MIS-PR é detentor de um acervo com mais de três milhões de itens dentre o acervo fotográfico, acervo de filmes (em vídeo e película), acervo de áudio e a coleção tridimensional.
 

FOTOGRÁFICO E DOCUMENTAL
O acervo fotográfico do MIS-PR conta com fotos impressas, negativos em placas de vidro e em acetato e positivos. Fotos da história do Paraná e do cotidiano das pessoas que viveram/vivem no estado podem ser encontradas em um acervo bastante diverso.

Coleção Dario Vellozo
Coleção Dario Vellozo
Coleção Dario Vellozo
Coleção Palácio Iguaçu
Coleção Guilherme Glück
Coleção Guillherme Glück

 


 

ÁUDIO
Depoimentos com personalidades locais e regionais foram registrados em diversos suportes, como fitas de áudio (rolo e cassete) e CDs, ao longo dos últimos trinta anos e integram o acervo de áudio do MIS. O Museu também conta com uma grande coleção de discos de vinil, com obras de artistas paranaenses, de outros estados do Brasil e também internacionais.

 
Stellinha Egg

Luar do sertão | Stellinha Egg


O Mar | Stellinha Egg


Recado de Iemanjá | Stellinha Egg

 

 

FILME E VÍDEO
O MIS-PR possui em seu acervo fitas em VHS, películas em 8mm, 16mm e 35mm com materiais documentais e de ficção do Paraná, do Brasil e do mundo.  Também faz parte do acervo a Coleção da Associação Cultural Bamerindus, da qual fazem parte o projeto Memória Viva do Paraná, composto por depoimentos realizados de 1986 a 1994 de personalidades, artistas, políticos, intelectuais e outros que fizeram a história do Paraná (como Juarez Machado, Helena Kolody, David Carneiro e Pedro Fedalto); e também o projeto Gente que Faz, programa que foi veiculado na televisão entre 1993 e 1996 em que profissionais de todos os estados prestavam depoimentos sobre suas atividades.

Passeio Público, 1973. Coleção Canal 4. Acervo MIS-PR.

 

 

 

 

TRIDIMENSIONAIS
O MIS tem uma coleção de rádios, máquinas fotográficas, radiolas, radiofonos, projetores de filmes, gravadores de fitas cassete e fitas rolo, televisores, câmeras fotográficas, moviolas, projetores de filmes, entre outros, que permitem uma viagem no tempo e nas mudanças tecnológicas. Estes exemplares datam desde o século XIX até o final do século XX.

 

O MIS-PR guarda acervos em papel e outros suportes de artistas e compositores paranaenses como:
 

Aramis Millarch, nascido em Curitiba, foi um reconhecido jornalista e pesquisador paranaense, tendo recebido diversos prêmios jornalísticos de caráter nacional. Millarch também foi um dos mais famosos críticos de música popular do sul do Brasil e foi o primeiro presidente da Associação dos Pesquisadores da Música Popular Brasileira. A Coleção Aramis Millarch do MIS-PR é composta por cartazes de cinema, fotografias, artigos e sinopses de filmes.

Coleção Aramis Milarch MIS-PR
Tom Jobim e Elis Regina
Coleção Aramis Milarch MIS-PR
Milton Nascimento

 

É composta por vários objetos desta grande cantora da Música Popular Brasileira nascida no Paraná. Stellinha foi morar no Rio de Janeiro quando muito jovem e casou-se com o maestro Lindolpho Gomes Gaya. Nos anos de 1940/1950, foi uma das maiores cantoras do rádio. Ao final da sua vida, o casal voltou a residir em Curitiba, onde vieram a falecer. Esta coleção é composta por vários objetos que registram parte da trajetória artística do casal, doados ao MIS/PR por familiares.

Coleção Stellinha Egg MIS-PR
Coleção Stellinha Egg MIS-PR

A biblioteca do MIS/PR é composta por livros e periódicos sobre artes, cinema, fotografia e música. Há alguns títulos raros, como Iconografia Paranaense, livro lançado em 1950 pelo professor, pesquisador e bibliófilo Newton Carneiro. Entre os periódicos, vale destacar exemplares das revistas Leite Quente, publicação da Fundação Cultural de Curitiba que circulou entre o fim dos anos 1980 e a década de 1990, e Quixote, título editado pela SEEC nos anos 1990.

A Biblioteca do MIS-PR fica aberta para consulta local de terça a sexta, das 14h às 17h. Basta solicitar na recepção.
 

Biblioteca do Museu da Imagem e do Som do Paraná(MIS-PR).
Livros da Biblioteca do Museu da Imagem e do Som (MIS-PR).

 

Também na biblioteca estão os exemplares dos ‘Cadernos do MIS’, publicações que se iniciaram na década de 90 por iniciativa de Valêncio Xavier, então diretor. Cada edição dos ‘Cadernos do MIS’ versa sobre um tema e não há periodicidade de publicação.

 

 

Cadernos do MIS
Cadernos do MIS

 


Como pesquisar?

Pesquisas e consultas ao acervo analógico presenciais podem ser agendadas para as terças-feiras junto ao Setor de Pesquisa do museu, e por meio do email mispesquisa@secc.pr.gov.br, respeitando o prazo de atendimento de 15 dias úteis para resposta. Acervos digitais podem ser consultados diretamente na plataforma Pergamum, encontrada no link http://www.memoria.pr.gov.br/biblioteca/index.php
Para maiores dúvidas, sugestões ou outras informações, entre em contato pelo telefone (41) 3232-9113 e solicite o Setor de Pesquisa.