Apresentação

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) é um equipamento cultural do Estado do Paraná. Criado em fevereiro de 1969, pela Portaria 682/69, o MIS-PR é o segundo mais antigo do gênero no Brasil e tem como principal finalidade preservar, conservar e divulgar a memória audiovisual paranaense. 

Seu edifício sede, o Palácio da Liberdade, foi adquirido pela União em 1890 para abrigar o recém-criado Governo do Estado do Paraná; é Patrimônio Histórico e Cultural, tombado pelo Estado em 20 de junho de 1977 e unidade de interesse de conservação.

O MIS-PR possui um acervo com mais de três milhões de itens, entre discos em vinil, fotografias, negativos fotográficos de acetato e em suporte de base de vidro, depoimentos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos e filmes (em 8, 16 e 35 mm, VHS e DVD). Também conta com um acervo tridimensional com centenas de equipamentos como rádios, radiolas, moviolas, câmeras fotográficas e projetores. Sua biblioteca conta com mais de dois mil itens, como livros e periódicos sobre cinema, fotografias, cartazes e outros impressos. 

Foto do prédio sede do MIS de cima para baixo
Acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

 

Para se comunicar conosco, use o formulário de Contato.