Acervo Fotográfico e Documental

O acervo fotográfico do MIS-PR conta com fotos impressas, negativos em placas de vidro e em acetato e positivos. Fotos da história do Paraná e do cotidiano das pessoas que viveram/vivem no estado podem ser encontradas em um acervo bastante diverso. Algumas das coleções do acervo são:

COLEÇÃO GUILHERME GLÜCK
Fotografias que retratam o interior do Paraná (região da Lapa, onde Glück morava), das décadas de 1920 a 1950, mostrando as famílias, casamentos, noivas, carnavais, cinemas e imagens do cotidiano.

Coleção Guilherme Glück
Coleção Guilherme Glück


COLEÇÃO DARIO VELLOZO
Imagens do Instituto Neo-Pitagórico – Templo das Musas, idealizado por ele em 1909 e inaugurado em 1918 em Curitiba. A coleção conta com negativos em base de vidro nos formatos 6x9, 9x12 e 18x24 cm e cópias em contato de fotos pessoais do escritor e poeta, que possui um largo registro de fotos das primeiras décadas do século XX.
 

Coleção Dario Vellozo
Coleção Dario Vellozo


COLEÇÃO PALÁCIO IGUAÇU
Formada pelo registro oficial dos inúmeros governos do Estado do Paraná que presidiram as inaugurações, construções e viagens de 1950 até 2018.

Coleção Dario Vellozo
Contrução do Centro Cívico na década de 1950. Coleção Palácio Iguaçu
Coleção Dario Vellozo
Operários na construção do Centro Cívico na década de 1950. Coleção Palácio Iguaçu

 

COLEÇÃO JESUS SANTORO
Composta de negativos em acetato, no formato 6x6 cm de imagens institucionais de inaugurações de obras públicas, fábricas, agricultura, saneamento, Serra do Mar, Sete Quedas, hidrelétricas e cidades do interior do Paraná, registradas por Jesus Santoro, das décadas de 1950 a 1970.

Coleção Jesus Santoro
Coleção Jesus Santoro

 

COLEÇÃO FOTO BRASIL
Conta com negativos em base de vidro e acetato e positivos. Foto Brasil foi um estúdio de fotografia que funcionou em Curitiba de 1931 até os anos 1990 e que era referência em fotografias para documentos e formaturas. Quando foi fechado, parte dos negativos foi doada ao MIS-PR.

Coleção Foto Brasil
Coleção Foto Brasil

 

COLEÇÃO HERMES MACEDO
Imagens em positivo da rede de lojas Hermes Macedo que, durante décadas, existiu em várias cidades do Brasil. Quando a rede encerrou suas atividades, uma coleção de fotografias dos eventos internos, como o Natal e a visita do Papai Noel, foi doada ao MIS-PR.

COLEÇÃO PARANÁ TURISMO
Conta com fotografias de pontos turísticos do Paraná realizadas pela entidade Paraná Turismo, órgão do Governo do Estado cujo objetivo é o fomento e a execução da Política Estadual de Turismo, implementando programas e projetos de incentivo ao desenvolvimento do setor.

Coleção Paraná Turismo
Coleção Paraná Turismo
Praça do Gaúcho em Curitiba. Década de 1980. Coleção Paraná Turismo


CARTAZES DE FILMES
O MIS-PR possui um amplo acervo de cartazes de espetáculos e de filmes nacionais e internacionais, doados ao MIS-PR pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Cinemateca do MAM-RJ, entre outros. Fazem parte da coleção cartazes de filmes raros da Coleção Cine Morgenau (em comodato). Destaca-se a coleção de cartazes de espetáculos e mostra das artes gráficas polonesas, que foram doados pelo Consulado da Polônia, de Curitiba.

Cartezes de Filmes
Cartezes de Filmes
Cartazes de Filmes