Exposições

KALK: 91 ANOS DE HISTÓRIA

A exposição homenageia a trajetória do curitibano José Kalkbrenner, expert da fotografia publicitária e do fotojornalismo. Com a curadoria de Sérgio Sade, a exposição remonta vida e obra de Kalk por meio de retratos, histórias e objetos pessoais, que enfatizam a carreira de quem se tornou um nome de referência em fotografia e influenciador de gerações.

Essa exposição dá início ao projeto Memórias Vivas, idealizado pela diretora Mirele Camargo com o objetivo de prestigiar a trajetória de pessoas ainda em vida, sejam elas agentes culturais ou artistas.

 

Kalk

 

SALA FOTOGRAME-SE

Sala FotogrAme-se é um espaço interativo que desperta a imaginação dos visitantes, incentiva a experimentação fotográfica de retratos e a interação com o local por meio de uma antiga Rolleiflex.

Sala Fotograme-se

 

DIA MUNDIAL DO ROCK

Essa exposição é uma mostra em comemoração ao Dia Mundial do Rock em 13 julho. Textos, imagens e vídeos relatam um sucinto percurso da historia do Rock e suas vertentes, influenciando um comportamento cultural sonoro no Brasil. A mostra tem foco no rock paranaense partindo da Coletânea Cemitério de Elefantes. 

Dia Mundial do Rock é uma exposição virtual que você pode experimentar clicando aqui.

 

VIAGEM INFINITA

A exposição Viagem Infinita do Museu da Imagem e do Som do Paraná – MIS-PR é dedicada às mulheres; melhor dito ao feminino em sentido amplo. Foi concebida com a utilização de imagens das coleções iconográficas da instituição em diálogo com textos literários de poetas, escritoras e pensadoras; visando mais do que homenagear, provocar o olhar para as muitas memórias da vida. 

Viagem Infinita é uma exposição virtual que você pode experimentar clicando aqui.

Poemar olhares

 

 
 
 

HOMENAGEM À FOTOGRAFIA

No Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, o MIS/PR disponibiliza algumas iconografias das Coleções de Fotografia do seu acervo, bem como de algumas câmeras fotográficas da Coleção Tridimensionais, que contam parte dessa história grandiosa.

Homenagem à Fotografia é uma exposição virtual que você pode experimentar clicando aqui.

Modelo AGC Prontor de 120mm da década de 30, câmera fotográfica de fole produzida na Alemanha por Alfred Gauthier de Calmbach

 

AS HISTÓRIAS QUE O MUSEU CONTA

Para propor leituras possíveis em relação ao seu próprio acervo o Museu da Imagem e do Som do Paraná lança a Exposição Virtual "As histórias que o museu conta". Segundo o texto da exposição "Os arquivos estão vivos. As obras, documentos, artefatos que compõem os acervos museais não são objetos marcados num tempo e espaço: são vestígios do passado, estão em constante fricção com o presente, possibilitam a nós humanos a criação de nossos futuros".

"As histórias que o museu conta" é uma exposição virtual que você pode experimentar clicando aqui.

Histórias que o museu conta