Exposições

EXPRESSÕES DA CASA DA LIBERDADE

Dignidade – As meninas de São Tomé e Príncipe

As fotografias de Marcelo Weiss foram feitas em São Tomé e Príncipe, país insular da África Central. Lá o Dia das Crianças é comemorado em 1º de julho e a escolarização é o ponto alto da comemoração. Os pequenos recebem o uniforme e as meninas têm seus cabelos trançados. É um momento marcante para eles. As dez imagens da exposição foram tiradas durante um destes eventos. A alfabetização é um dos destaques de São Tomé e Príncipe. Em contraste, o país sofre com a falta de direitos básicos, como saúde e moradia. O evento do dia das crianças é um momento de alegria, principalmente para as meninas. É isso que o artista buscou registrar e que fica evidente no painel “Dignidade”. 

Brazilian Way of Life – Um visionário no interior do Brasil 

Essa parte da exposição traz os registros de Mario Alfredo Weiss, que se aventurou pela vida cotidiana do Brasil. As fotos trazem o contraste do país com o estilo de vida americano adotado entre 1940 e 1950, o American Way of Life, quando o consumismo, a padronização social e a crença nos valores democráticos liberais norteavam as relações do cotidiano. A exposição traz 19 fotos do artista, que buscou nas suas imagens o estilo de vida brasileiro, que contrastava com o americano. Nos registros feitos em várias regiões do Brasil, que mostram a vida na roça e na pesca entre os anos 40 e 50, Mario Alfredo Weiss mostrou que no país o modelo de desenvolvimento idealizado pelos americanos ainda estava longe de acontecer. Todas as fotografias foram preservadas pela família e agora serão expostas no museu. As imagens expostas, herdadas por Marcelo, são as preferidas de Mario Alfredo Weiss. 

Foto da exposição Dignidade de Marcelo Weiss

 

QUO VADIS? – THEATRO SÃO JOÃO

A exposição reúne diversos materiais documentais e fotográficos que traçam a história do Teatro São João, localizado no município da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Composta por diversas narrativas, essa mostra foi concebida com o objetivo de promover uma aproximação da sociedade paranaense com o teatro e sensibilizar cidadãos e autoridades para a importância da preservação e valorização do Patrimônio Cultural brasileiro.

Quo Vadis? – Theatro São João

 

DIA MUNDIAL DO ROCK

Essa exposição é uma mostra em comemoração ao Dia Mundial do Rock em 13 julho. Textos, imagens e vídeos relatam um sucinto percurso da historia do Rock e suas vertentes, influenciando um comportamento cultural sonoro no Brasil. A mostra tem foco no rock paranaense partindo da Coletânea Cemitério de Elefantes. 

Dia Mundial do Rock é uma exposição virtual que você pode experimentar clicando aqui.

 

VIAGEM INFINITA

A exposição Viagem Infinita do Museu da Imagem e do Som do Paraná – MIS-PR é dedicada às mulheres; melhor dito ao feminino em sentido amplo. Foi concebida com a utilização de imagens das coleções iconográficas da instituição em diálogo com textos literários de poetas, escritoras e pensadoras; visando mais do que homenagear, provocar o olhar para as muitas memórias da vida. 

Viagem Infinita é uma exposição virtual que você pode experimentar clicando aqui.

Poemar olhares

 

 
 
 

HOMENAGEM À FOTOGRAFIA

No Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, o MIS/PR disponibiliza algumas iconografias das Coleções de Fotografia do seu acervo, bem como de algumas câmeras fotográficas da Coleção Tridimensionais, que contam parte dessa história grandiosa.

Homenagem à Fotografia é uma exposição virtual que você pode experimentar clicando aqui.

Modelo AGC Prontor de 120mm da década de 30, câmera fotográfica de fole produzida na Alemanha por Alfred Gauthier de Calmbach

 

AS HISTÓRIAS QUE O MUSEU CONTA

Para propor leituras possíveis em relação ao seu próprio acervo o Museu da Imagem e do Som do Paraná lança a Exposição Virtual "As histórias que o museu conta". Segundo o texto da exposição "Os arquivos estão vivos. As obras, documentos, artefatos que compõem os acervos museais não são objetos marcados num tempo e espaço: são vestígios do passado, estão em constante fricção com o presente, possibilitam a nós humanos a criação de nossos futuros".

"As histórias que o museu conta" é uma exposição virtual que você pode experimentar clicando aqui.

Histórias que o museu conta