Sediado pelo MIS-PR, Fórum Brasileiro dos Museus da Imagem e do Som encerra com fortalecimento nacional do setor 02/12/2025 - 09:17

Entre os dias 26 e 29 de novembro, o MIS-PR sediou o III Fórum Brasileiros de Museus da Imagem e do Som. Contando com a presença de representantes de mais de 40 instituições museais, o evento ofereceu diversas oficinas e palestra para a profissionalização das equipes participantes. A junção dos MIS brasileiros durante este período também oportunizou a institucionalização do Fórum, considerado passo decisivo para ampliar a captação de recursos e a valorização das instituições de imagem, som e audiovisual no país.

O Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em REDE constitui-se como um espaço de articulação permanente entre instituições museológicas brasileiras dedicadas à preservação, pesquisa e difusão das expressões audiovisuais, sonoras e imagéticas. Com edições em São Paulo e Ceará, o Paraná foi sede do terceiro encontro do Fórum, que resultou em trocas significativas entre profissionais museais que vieram de todo Brasil.

Um dos resultados mais marcantes do Fórum foi a institucionalização da rede, feita em assembleia. A partir do estatuto construído pelos MIS participantes do Fórum, o evento fundamenta-se a partir de agora pessoa jurídica, tornando-se assim Associação Brasileira de Profissionais de Museus da Imagem e do Som e Correlatos (ABPMIS).

Segundo Mirele Camargo, diretora do espaço, esse é um passo de extrema importância para o fortalecimento do MIS brasileiros. “Com um CNPJ próprio, a partir da institucionalização, conseguiremos captar recursos para financiar projetos de formação profissional nas instituições. Isso permite que seus especialistas ofereçam consultoria a outras organizações interessadas em audiovisual, imagem e som. Sendo uma pessoa jurídica que representa várias, a Rede ganha maior poder de negociação com governos. Assim, é possível conquistar mais apoio e valorização para nossas instituições".

ESPAÇO DE DISCUSSÃO – O evento foi iniciado na noite de reabertura do prédio histórico do MIS-PR. O Palácio da Liberdade, edifício sede do museu, reabriu suas portas após uma transformação de sua área expográfica que teve início em setembro deste ano. A obra renovou toda a estrutura expositiva do museu, que proporcionou ao Fórum ter salas renovadas para momentos de oficinas e palestras.

O diretor de Memória e Patrimônio Cultural, André Avelino, destaca a relevância do Fórum como “um espaço essencial de discussão das políticas públicas de memória, e é muito significativo que esse encontro tenha acontecido aqui no Paraná, reforçando o aprendizado coletivo que queremos levar adiante”. 

Ele afirma que a união da reabertura do prédio histórico em conjunto com o início do Fórum foi significativo para “fortalecer este equipamento cultural que preserva parte fundamental da história do estado em imagem, vídeo e som”, e como isso ampliou a visão que outros estados tinham do acervo paranaense do MIS.

Os participantes tiveram a oportunidade de formar grupos de trabalho para discutir desafios e oportunidades do setor. Ministrados por especialistas da área de educação museal, comunicação, preservação, pesquisa e difusão, estes também foram assuntos desmembrados em oficinas e palestras que traziam em pauta novas tecnologias e a sustentabilidade dentro dos museus.

Cauê Donato, coordenador do Sistema Estadual de Museus, esteve presente como um dos palestrantes do evento e enfatizou a grandeza do Fórum. “A organização em rede, a organização sistêmica e a articulação entre as instituições, como o caso do Fórum, são fundamentais na construção de políticas públicas, na formação dos profissionais e na inovação das práticas. Além disso, eu particularmente me senti muito honrado ao convite de fazer uma das falas especificamente sobre educação museal, um assunto tão importante para reflexão.”, completa ele.

A Assembleia Geral elegeu e empossou a seguinte composição para liderar a ABPMIS.

Primeira Gestão Eleita para o período de 2025 a 2027:

Diretoria Executiva

Presidenta: Mirele Camargo (MIS-PR)

Vice-Presidente: José Maria Lopes (MIS-SP)

Diretor de Relações Institucionais: Thiago Veloso Vitral (MIS-BH)

Tesoureira: Aline Albuquerque (MIS-CE)

2º Tesoureiro: Bruno Packard Blasius (ASCAFB)

Secretário: Alexandre Sonego de Carvalho (CIC-Campinas)

2ª Secretária: Kennya Mendes (MIS-CE)

Diretor de Comunicação: Alex Godoy Padilha (MIS-PR)

Diretora Técnica: Fernanda Elisa Costa (Pesquisadora Independente)

Conselho Fiscal

Sílvia Prado (MIS-Cascavel)

Paula Nunes Costa (Midiateca Capixaba)

Cândido Detoni Gazzoni  (MIS-SC)

Conselho Fiscal Suplentes

Jair Elias dos Santos Junior (Museu de História, Imagem e Som - Campo Mourão-PR)

Carla Priscila Antunes dos Santos (MIS-AP)

Mauro Antonio Guari (MIS-Campinas)

GALERIA DE IMAGENS