Roda de conversa e nova exposição do MIS-PR celebram o Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé 20/03/2023 - 18:00

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) será palco de uma celebração única nesta terça-feira, 21 de março, em homenagem ao Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

O evento contará com diversas atividades culturais. Entre as atrações estão a roda de conversa, apresentação musical e exposições de artefatos tradicionais de religiões de matriz africana.

A celebração começa às 16 horas com “Respeito Religioso”, roda de conversa aberta ao público com autoridades, mães e pais de santo convidados. Nessa troca cultural estarão presentes Edimar Mathias, dirigente da Casa de Axé Ilê Axé Babá Oxalá; Eduardo Petri, dirigente do Terreiro Paity-Pairá; Leonardo Munhoz da Rocha Guimarães, dirigente do Terreiro Filhos do Sol; Lucília Guimarães, dirigente do Terreiro Pai Maneco; e Olympio Sotto Maior, Procurador de Justiça do Estado do Paraná e também coordenador da área de Direitos Humanos do Ministério Público.

Em seguida, às 18 horas, o museu vira palco para a atração musical “Matrizes Africanas”, com ritmos e músicas tradicionais de terreiro.

No mesmo dia, o museu abre a exposição “Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé”, que ficará em cartaz de 21 de março a 14 de maio.

Em uma realização conjunta envolvendo os agentes culturais Kandiero, Aoca Eco Arte, Mandata Preta da Câmara Municipal de Curitiba com o setor de Acervo e Pesquisa do MIS-PR, alguns outros nomes importantes se fazem presentes como Terreiro do Pai Maneco, Cabana Pai Tomé e Mãe Rosário, Terreiro Pai Ferro, através dos seus objetos de culto e signos imateriais.

Para os organizadores, a celebração do Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé é uma oportunidade de valorizar e divulgar a cultura afro-brasileira, tão rica e diversa. Além disso, é uma forma de promover a inclusão e o respeito à importante diversidade religiosa.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Todos estão convidados a participar dessa festa de celebração das raízes e tradições afro-brasileiras.

Roda de Conversa
21 de março, entre 16h e 18h.

De 21 de março a 14 de maio
Abertura às 16h

Entrada gratuita, sem inscrição prévia.
Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395.