Outubro Rosa no MIS: exposição traz importante mensagem no mês da conscientização do câncer de mama 05/10/2022 - 15:47

Em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama, o Museu da Imagem e do Som recebe nesta nesta quinta-feira (06) a mostra fotográfica “Os Melhores Médicos do Mundo”, que ficará em cartaz até o dia 31/10.

A mostra propõe um diálogo entre cada fotografia e os conceitos considerados essenciais para a prevenção, saúde e qualidade de vida para as mulheres, à medida que reforça que a conscientização não se limita apenas ao mês de outubro. 

Como parte do “Outubre-se de Janeiro a Janeiro”, projeto que nasceu do encontro da organização social de prevenção e acolhimento Anjo sem Asas com o estúdio Roman Fotografias, a exposição tem o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres e familiares envolvidos no tratamento contra o câncer. 

Foram selecionados 18 retratos que levam o olhar do casal de fotógrafos Cesar Roman e Silvia Roman para seis mulheres fotografadas e que convocam o espectador a refletir sobre o simbolismo do tratamento oncológico na vida das pessoas. "Eu enquanto mulher que sou, sinto como obrigação da instituição pública fazer parte desta campanha e o Museu fica lisonjeado em ser a instituição que recebe esta exposição agora no mês de Outubro, pelo significado do mês, que trata do tema de câncer de mama de forma tão sensível", conta Mirele Camargo, diretora do MIS-PR.

Nas fotos, Liz, Adri, Eliane, Sônia, Cléria e Juliana – acompanhada de seu bebê e de seu marido no retrato – representam: Luz do Sol, Dieta, Exercício, Descanso, Autoestima, Amigos, Autocuidado, Solidariedade e Fé, personagens que protagonizam os pilares para um tratamento saudável, também chamados pelos fotógrafos como "Os Melhores Médicos do Mundo", título da exposição inspirado na citação de Charles Chaplin. 

Silvia Roman enfatiza que há uma grande diversidade de pessoas acometidas pelo câncer. Em trabalho colaborativo com o produtor Beto Bravo, cada foto possui o seu próprio aspecto cênico, onde a cor, vestes, iluminação incorporam diferentes e autênticos significados.

“A gente sempre trabalha em cima de uma demanda muito individual dessas pessoas, pois o objetivo é fazer fotos das mulheres em tratamento para quando elas verem essas fotos, se sentirem bem e enxergarem a esperança. As imagens mostram para elas mesmas que existe vida além do câncer”, reforça Silvia.

 

Outubro Rosa todos os meses do ano

Para além da conscientização da prevenção apenas no mês de outubro, a dupla de fotógrafos manteve desde a concepção do projeto a ideia de deixar claro que pessoas em tratamento e em vulnerabilidade precisam de ajuda todos os dias. “Todo mundo que faz campanha de conscientização contra o câncer de mama para quando chega novembro. E eu não quero parar, eu quero continuar”, diz Cesar Roman.

Em colaboração com a organização Anjo sem Asas, a exposição promove também a arrecadação de donativos e materiais de higiene para pessoas em tratamento da doença. São postos de coleta contínuos o Hospital de Clínicas e a Santa Casa da capital paranaense. A concretização final de tudo é “sobre ser solidário o ano inteiro”.

No trabalho de aproximar voluntários para o projeto, o casal descobriu que “o tempo doado é mais escasso do que o dinheiro”, se referindo à carência de redes de apoio, afeto e conforto para as vítimas do câncer. Para estes, a dupla convida quem se interessar a buscar a Anjos sem Asas. O contato com a organização pode ser feito através do perfil @anjossemasas, no Instagram.

O que doar?

Na escassez de produtos básicos de cuidado, os idealizadores da mostra revelam que há uma demanda oposta à frequente associação da doação de turbantes e perucas para as pessoas em tratamento. Além dos donativos voluntários em dinheiro, há a necessidade de produtos pessoais de higiene, como escova e creme dental, cosméticos hidratantes e principalmente fraldas geriátricas, nos tamanhos G e GG.


SERVIÇO:

Exposição Os Melhores Médicos do Mundo, parte da campanha Outubre-se de Janeiro a Janeiro – Fotos de Cesar Roman e Silvia Roman
De 06 de 31 de outubro de 2022
MIS-PR – Museu da Imagem e do Som 
Localização: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba
Entrada gratuita
 

Sobre os artistas: O estúdio Roman Fotografias é composto pelo casal Cesar e Silvia Roman. Em mais de 30 anos de atuação, os fotógrafos reforçam em sua trajetória conjunta o trabalho de registrar momentos que emocionam, desdobrando-se entre os aspectos formais da fotografia.
 

GALERIA DE IMAGENS