MIS-RJ recebe MIS-PR em visita institucional 18/09/2024 - 18:15
Na tarde dessa terça (17), a diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná, Mirele Camargo, realizou uma visita institucional ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), no bairro da Lapa. A diretora foi recebida pelo presidente da sede carioca, Cesar Miranda Ribeiro, e pela diretora técnica operacional, Ursula Resende. Esse primeiro encontro marcou o início de um intercâmbio entre as duas instituições, que são as mais antigas do Brasil dedicadas à preservação audiovisual.
Durante a visita, a diretora conheceu algumas das principais coleções e setores do MIS-RJ, como a Coleção "Na Cabeça do Zé - Acervo José Wilker", o Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin, o estúdio Chacrinha, onde são gravados podcasts e especiais da Web Rádio MIS-RJ, além da Biblioteca Almirante, que preserva a memória da Cultura Brasileira.
"É uma grande honra para o MIS-PR estreitar laços com o MIS-RJ, instituição pioneira e referência nacional na preservação da memória audiovisual. Como o segundo museu da imagem e do som mais antigo do país, temos muito orgulho em seguir o legado de valorização da cultura e da história”, relata Mirele. “Esse encontro reforça nosso compromisso de expandir horizontes, compartilhar experiências e desenvolver novos projetos que enriqueçam ainda mais nossos acervos e a preservação da memória paranaense e brasileira."
“É um privilégio unir esforços com o MIS-PR, uma instituição que, assim como o MIS-RJ, tem um compromisso com a preservação da história cultural. Fundado em 1965, o MIS-RJ abriu caminhos para a criação de outros museus semelhantes, como o MIS-PR, inaugurado em 1969. Juntos, podemos desenvolver projetos que destaquem a riqueza dos acervos do Rio de Janeiro e de Curitiba”, destaca Cesar.
Sobre o MIS-RJ - Fundado em 3 de setembro de 1965 e localizado no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, é uma instituição pioneira no Brasil dedicada à preservação da memória audiovisual. Com um acervo vasto e diverso, que inclui fotografias, filmes, documentos, discos de vinil e arquivos sonoros, o museu desempenha um papel fundamental na conservação e divulgação da história cultural carioca e brasileira. Suas instalações também abrigam importantes coleções, como o Acervo José Wilker e o Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin, além de um estúdio dedicado à produção de conteúdos multimídia.