MIS-PR volta a receber visitas guiadas presenciais e oficinas 28/10/2021 - 15:50

O Setor Educativo do MIS-PR recebeu na última quarta-feira professores do município de Contenda para uma manhã de bate-papo com o precursor do Teatro de Bonecos em Curitiba, o bonequeiro Euclides Coelho de Souza, o Dadá, com visita guiada à exposição “Fragmentos do Teatro de Bonecos Dadá”, em cartaz no MIS-PR até 20 de março de 2022. Essa é a primeira atividade presencial do Setor Educativo do museu desde a paralisação devido à pandemia.

Para começar, foi feita uma roda de conversa sobre a trajetória dos bonecos pelo mundo, que levou durante décadas histórias de encantamento e conhecimento do cotidiano e da nossa cultura para escolas e outros locais. Dadá respondeu perguntas feitas pelas professoras, em longas histórias sobre sua trajetória e a dos bonecos e enfatizou os princípios de uma apresentação de bonecos. Ele salientou que as mensagens que os bonecos levam para o público são de cunho expressivo e tornam-se uma ferramenta de educação literária. Dadá disse frases motivadoras que valorizam o papel do professor. "Os bonecos trazem a sensibilidade do mundo e das relações", disse. 

No período da tarde, foi realizada no Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) uma oficina de criação de bonecos, ministrada pelo Setor Educativo do MIS-PR – sob a coordenação de Vânia Machado. O objetivo da oficina é formar multiplicadores da criação de bonecos e todos os valores culturais e educativos que eles carregam.

GALERIA DE IMAGENS