MIS-PR recebe exposição itinerante do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo 17/08/2021 - 14:31

O valor da água para matar a sede, um imenso pé de couve, a simbiose entre pessoa e árvore. Essas cenas fazem parte da exposição itinerante da 14ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, que contemplou as principais fotos do campo da América do Sul. Curitiba será a primeira cidade dessa edição a receber a exposição composta por 31 imagens, incluindo as quatro campeãs e as três que receberam menção honrosa.

Com o tema “Agricultura, substantivo feminino”, a exposição acontece entre 24 de agosto e 21 de novembro deste ano no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). As imagens contam com trabalho de fotógrafos profissionais e amadores de todo o continente. Todos os vencedores dessa edição são fotógrafos brasileiros. Dois deles paranaenses: Sérgio Ranalli e Rodrigo Arabori.

“Recebemos com grande satisfação e alegria a 14ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo. Além de seu histórico consolidado mundialmente, entendemos que se trata de uma excelente oportunidade de interação cultural, trazendo a cultura do campo através dos olhos dos premiados fotógrafos, ao alcance de todos da cidade. Convidamos a todos os paranaenses e turistas a vir contemplar este belíssimo trabalho”, destacou Mirele Camargo, diretora do Museu da Imagem e do Som.

“Para a New Holland, o Prêmio de Fotojornalismo é uma oportunidade de aproximar as pessoas da realidade do campo, mostrando toda a diversidade da agricultura na América do Sul. Como somos uma marca sempre próxima dos agricultores, queremos levar essa mensagem para toda a sociedade, que além de poder admirar o excelente trabalho desses fotógrafos, sejam eles profissionais ou entusiastas, vai poder conhecer um pouquinho mais, por meio das imagens desta exposição, a força da agricultura no nosso continente”, afirma Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul.

As melhores

O primeiro lugar Profissional campo ficou para Ricardo Wolffenbüttel, de Santa Catarina, com a imagem “A terra cura”. A melhor fotografia Profissional Máquina é de Sérgio Ranalli, com “A colheita”. Na categoria Amador, o vencedor Campo foi Noilton de Lacerda (Bahia) e, Máquina, Rodrigo Arabori. Eles foram os vencedores com as fotos “Simplicidade” e “Colheita de milho”, respectivamente.

Com a foto “Tocando para Pacha Mama”, Uriel Montúfar, do Peru, recebeu a Menção Honrosa Profissional na categoria campo. Também tiveram o reconhecimento nessa categoria João Henrique Garrigos, do Brasil, com a foto “O caipira”, e Menção Honrosa Amador campo com Malely Sanches, da Colômbia, que apresentou a fotografia “Renascer”. 

Além das sete imagens premiadas, outras 24 farão parte do evento, sendo elas:

- “Mulher e a alpaca”, Uriel Montúfar (Peru);
- “A casa de Pedro Marmeleiro”, Daniel Castellano (Brasil);
- “A horta da dona Maria Inês Riva”, Fellipe de Alcântara (Brasil);
- “A pega de boi”, Miguel Salvador (Brasil);
- “Atentas”, Ariel Miranda (Uruguai);
- “Bem viver”, Ana Mendes (Brasil);
- “Caminho para o campo”, Federico Orozco (Colômbia);
- “Campo próprio”, Márcio Menasce (Brasil);
- “Candeia”, Nereu Cavalheiro (Brasil);
- “Corrida de cavalos nos Altos Andinos”, Uriel Montúfar (Peru);
- “Cavalo negro e seu dono”, Daniel Soares (Brasil);
- “Dedicação no campo”, Fernando Martinho (Brasil);
- “Engenho de madeira com tração animal”, Rui Barreto (Brasil);
- “O nascedouro de árvores”, Sérgio Ranalli (Brasil);
- “Rambo do bananal”, Albari Rosa (Brasil);
- “Roscasiri”, Uriel Montúfar (Peru);
- “Saudação matinal”, Cesar Martinez (Colômbia);
- “Descanso na cozinha”, Antonio Herrera (Colômbia);
- “Colheita do pão de cada dia”, André Shimohiro (Brasil);
- “Coliseu do campo”, Victor Imesi (Brasil);
- “Plantio”, Daniel Machado (Brasil);
- “Semeador”, Daniel Machado (Brasil”;
- “Sucessão de espanto”, Ana Cecilia Casnati (Uruguai);
- “Rotina”, Carlos Aliperti Júnior (Brasil).

A atual edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo contou com 2.201 imagens registradas por 530 fotógrafos entre profissionais e amadores. Do total de participantes, 211 são profissionais, responsáveis por 895 fotos de campo e 141 de máquina. Já os amadores são 319, que produziram 953 imagens de campo e 212 de máquina. Os países participantes foram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O prêmio é realizado pela Mano a Mano Produções, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura e patrocinado pela New Holland Agriculture e pelo Banco CNH Industrial. A exposição itinerante em Curitiba tem o apoio do MIS-PR e do governo do Estado do Paraná.

Serviço
Exposição Itinerante 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo
Data: 24 de agosto a 21 de novembro de 2021
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro, Curitiba (PR)
Horário: Terça a sexta, das 10h às 17h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 12h e das 12h30 às 16h
 

GALERIA DE IMAGENS