MIS-PR integra fundação de fórum nacional de museus da imagem e do som 03/07/2023 - 11:58

Durante a 18ª CINEOP, Mostra de Cinema de Ouro Preto, em Minas Gerais, o Museu da Imagem e do Som do Paraná, participou da constituição  de uma importante conquista para o audiovisual brasileiro: a formação do Encontro Nacional dos Museus de Imagem e Som e do Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em Rede.

Por meio da participação da diretora do museu, Mirele Camargo, a iniciativa para a formação desse fórum teve início há mais de um ano, envolvendo também os museus MIS São Paulo, MIS Goiás e MIS Campinas. Reunindo gestores e representantes, o encontro presencial na cidade mineira envolveu ainda o MIS Ceará, MIS Alagoas e MIS Belo Horizonte.

A formação dos eventos representa uma reivindicação antiga, anterior à atual diretoria, e foi concretizada através do trabalho conjunto dos museus envolvidos, com o propósito de atender demandas específicas dos museus de imagem e som, uma tipologia de acervo que se encontra em uma posição singular, entre o museu tradicional, a área audiovisual e a tecnologia. “Durante o encontro, foi identificada a necessidade de resolver essas questões e promover a troca de informações e experiências, a fim de alcançar um alinhamento em nível federal”, relata a diretora.

Como resultado da homologação do fórum, foi possível incluí-lo na rede da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), com a aprovação da Diretoria de Patrimônio e Difusão Audiovisual e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Além disso, o Fórum Nacional de Secretários de Cultura Estaduais, o Fórum Nacional de Cultura de Secretários Municipais, Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e a organização da CINEOP também realizaram as homologações.

O Fórum MIS em Rede funcionará inicialmente com um comitê gestor composto por cinco museus de imagem e som do país: MIS Paraná, MIS São Paulo, MIS Goiás, MIS Campinas e MIS Ceará, convidado que representará a região nordeste. O objetivo é alcançar todos os museus de imagem e som do Brasil, sejam eles municipais ou estaduais, estimando-se atualmente a participação de aproximadamente trinta e sete museus. Além disso, outros museus ou casas de memória com a mesma tipologia poderão participar, mesmo em estados onde não existam museus de imagem e som, mas onde a demanda por esse tipo de acervo seja presente.

O comitê gestor foi estabelecido com um mandato de quatro anos, durante os quais serão construídas as diretrizes e o regimento do fórum. A presidência do comitê será rotativa, passando para cada um dos integrantes ao longo do tempo. O MIS São Paulo assumirá a presidência até outubro deste ano, quando então o MIS Paraná assumirá a liderança até novembro do próximo ano, e assim por diante, seguindo a ordem estabelecida na carta de Ouro Preto.

Serão realizados dois encontros anuais: um na CINEOP e outro em diferentes estados do Brasil, buscando abranger todas as regiões do país. Essa conquista é de grande importância para o MIS-PR, que se insere nacionalmente valorizando sua trajetória como o segundo museu de imagem e som mais antigo do país.