MIS-PR inaugura nova exposição fotográfica focada em inclusão 01/12/2021 - 11:49

Na noite dessa terça-feira, 30/11, o Museu da Imagem e do Som do Paraná inaugurou a exposição Imagens do MIS: Diálogos com o Tempo, que apresenta uma série de imagens e objetos tridimensionais do acervo. A principal novidade, porém, está no trabalho de audiodescrição, que possibilita que deficientes visuais também tenham acesso aos trabalhos.

Durante a cerimônia de abertura, a diretora do MIS-PR, Mirele Camargo, ressaltou “a importância de uma exposição como essa, que permite que pessoas com deficiência visual possam também interagir com as obras”. Opinião compartilhada por Enio Rodrigues da Rosa, presidente do Instituto Paranaense de Cegos: “A audiodescrição, e falo como pessoa usuária, pessoa cega, é uma ferramenta indispensável para nos colocar em contato com o mundo. É preciso ampliar a iniciativa”.

“É emocionante poder ouvir as obras. Foi importante sentir a diferença entre ver as obras e ouvir as obras. É muito simbólico que tenhamos começado esse projeto pelo MIS”, disse Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura do Paraná. Ela, em seguida, fez coro à fala de Enio: “temos um longo caminho pela frente, mas o primeiro passo foi dado”.

Também esteve presente no evento o deputado estadual Goura Nataraj, membro da Comissão de Cultura da Assembleia, que ressaltou a importância do trabalho de memória, “conseguindo aliar a inclusão e a cultura. Que seja o começo de algo que se amplia para todas as políticas culturais”.

A exposição

A exposição coloca em perspectiva o acervo do MIS-PR, propondo um mergulho temporal que só as tecnologias fotográficas permitem. As imagens do passado, antes descritas principalmente pela memória, puderam ser impressas e vistas no cinema e na televisão. Através de uma imagem fotográfica, estática aparentemente, podemos nos conectar com as pessoas e com as coisas que se denominam em geral de “antigas”. O que nos antecedeu, torna-se algo que ainda está aqui e pode dialogar conosco. 

“A exposição ‘Imagens do MIS: Diálogos com Tempo’ é constituída de fotografias reproduzidas de antigas chapas de vidro e outras coleções fotográficas do museu. Mostra aspectos da cultura e da história do Paraná. Percorre um período do início do século XX até a década de 1980; seu objetivo é possibilitar tanto uma visão histórica da fotografia no Estado quanto crítica de sua formação social”, comenta José Luiz de Carvalho, historiador do MIS-PR e integrante da equipe curatorial da exposição “Imagens do MIS: Diálogos com Tempo”.

Filmes

A exposição "Imagens do MIS: Diálogos com Tempo" conta também com a exibição de dois documentários, ambos dirigidos por paranaenses. As sessões serão em duas modalidades: som original e audiodescrição. 

Os filmes exibidos são "Mato Eles", de Sergio Bianchi; e "Quilombolas das Lauráceas", de Flavio Rogério Rocha. 

Para conferir datas e horários de exibição consulte a programação do MIS-PR pelo site http://www.mis.pr.gov.br/

Serviço
MIS: DIÁLOGOS COM O TEMPO
Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba 
De 23 de novembro de 2021 a 27 de março de 2022
De terça-feira a sexta-feira
Das 9h às 18h
E sábados, domingos e feriados
Das 10h às 16h
Piso térreo
 

GALERIA DE IMAGENS