MIS-PR celebra o chorinho e reúne músicos, pesquisadores europeus e entusiastas 24/04/2023 - 15:27

A partir desta segunda-feira (24), o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) recebe o VII Seminário Euro-Brasileiro de Choro e III Encontro de Choro da UNESPAR, eventos que celebram uma das expressões artísticas mais tradicionais do Brasil: o chorinho.

Organizado pelo Clube de Choro de Paris e pela Casa de Choro de Toulouse, o Seminário Euro-Brasileiro de Choro está em sua sétima edição e já aconteceu em diferentes cidades brasileiras, como Fortaleza e Belo Horizonte. Este ano, o evento desembarca em Curitiba, trazendo uma caravana de músicos, pesquisadores e estudantes europeus que buscam vivenciar o Choro com chorões locais e repertórios de compositores paranaenses.

Até o dia 05 de maio, os estudantes estrangeiros terão a oportunidade de aprender mais sobre o Choro paranaense, estudando tanto as composições tradicionais quanto as contemporâneas, em aulas com músicos locais como Daniel Migliavacca, Cláudio Fernandes, Rodrigo Milek e Vinícius Chamorro, em sessões exclusivas para acadêmicos. As apresentações do recital de encerramento, que ocorrem nos dias 28 de abril e 04 de maio às 18h, são abertas ao público.

Já o III Encontro de Choro da UNESPAR tem como objetivo fomentar a prática do Choro e difundir sua cultura dentro da universidade, reunindo músicos, estudantes e entusiastas para apresentações, palestras e oficinas. Com foco nas vivências culturais, o encontro busca levar os chorões e músicos populares para o meio acadêmico e dar visibilidade a esses agentes fundamentais para a produção cultural brasileira.

A programação desta segunda-feira (24) inclui a palestra "Primórdios do Choro em Curitiba", com Diogo Carlos Wasilinski, às 17h, que aborda o surgimento dos grupos curitibanos. Em seguida, às 18h30, a professora Ana Paula Peters apresenta "Choro em Curitiba: Era do Rádio", destacando como as rádios fortaleceram o gênero.

Na terça-feira (25), a programação prática inclui a Oficina de Ritmos com Luís Rolim, às 14h, e a Prática de Repertório com Choro & Seresta para violão, cavaquinho e solistas, às 15h30. Participantes ouvintes também são bem-vindos. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.

PARCERIA – O Museu da Imagem e do Som do Paraná, em parceria com a UNESPAR, tem trabalhado para disponibilizar o seu acervo e o acesso ao espaço museológico para pesquisadores, compositores e outros interessados, promovendo a aproximação do público com as expressões artísticas e ampliando a compreensão da identidade cultural do país. Projetos conjuntos, como o III Encontro de Choro da UNESPAR, contribuem para essa iniciativa.

SERVIÇO –

III Encontro de Choro da UNESPAR

24 e 25 de abril

Inscrições AQUI

Recital de encerramento do VII Seminário Euro-Brasileiro de Choro

28 de abril e 04 de maio

18h

Entrada franca.

Museu da Imagem e do Som (MIS) de Curitiba

Rua Barão do Rio Branco, 395 - Centro, Curitiba

GALERIA DE IMAGENS