MIS-PR assume coordenação do Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som 01/11/2023 - 16:58

A partir de 2024 até 2028, o Museu da Imagem e do Som do Paraná assume a coordenação do Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, sendo esta a primeira gestão da organização, posicionada para alcançar os objetivos de promover a preservação e promoção do patrimônio audiovisual no Brasil. No comitê gestor também participam MIS-SP, MIS-GO, MIS-CE, MIS Campinas e MIS Belo Horizonte. 

O anúncio ocorreu no primeiro encontro do Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, sediado no MIS-SP nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2023. Nesse evento, outra decisão foi tomada com unanimidade: a identidade visual oficial do Fórum, elaborada pela equipe da Secretaria da Cultura do Paraná.

Ainda nesse primeiro encontro, foram definidas pautas e grupos de trabalho para promover o desenvolvimento e aprimoramento das instituições de Museus da Imagem e do Som e instituições afins. Segundo Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, “essa iniciativa é importante para garantir que essas instituições desempenhem ações fundamentais na cultura e na história do país”.

No decorrer do evento, houve uma significativa participação de instituições de museus da tipologia e afins de todo o Brasil. Mais de 60 instituições estiveram presentes, representando um amplo espectro geográfico e demonstrando o alcance e a importância desse encontro para a comunidade de Museus da Imagem e do Som.

Sobre o Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som - O Fórum foi criado e homologado durante a 18ª CINEOP, em junho de 2023, por um grupo de gestores de Museus da Imagem e do Som, do qual o MIS-PR fez parte. Seu objetivo principal é fortalecer e promover a especificidade dessas instituições, que têm a missão de guardar, tratar, difundir e pesquisar acervos audiovisuais de suportes diversos, dentre os diversos objetivos essenciais pautados.

GALERIA DE IMAGENS