MIS-PR apresenta uma programação especial para a Primavera dos Museus 17/09/2021 - 16:29

Entre os dias 20 e 26 de setembro acontece a 15ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e o Museu da Imagem e do Som do Paraná participa com uma extensa programação. Debates, apresentações e performances on-line e presenciais (em ambiente aberto, seguindo protocolos sanitários) fazem parte dos eventos planejados pelo MIS-PR.

"Nós do MIS elaboramos uma agenda em que você vai conhecer um pouco do nosso acervo, contando a história de Guilherme Glück, Aramis Millarch e Stelinha Egg, três dos ricos acervos que temos e que muito podem ser explorados pelos pesquisadores neste recomeço. Teremos também mostras de documentários feitos por paranaenses que vão ao encontro desse tema tão presente, escolhido para este ano tão atípico. E finalizamos a semana homenageando merecidamente os técnicos culturais, pois sem eles ações culturais não fariam sentido ou existiriam. E neste período tão difícil da pandemia foram muito afetados", diz Mirele Camargo, diretora do Museu.

Com o tema "Museus: perdas e recomeços", o evento é um convite à reflexão sobre os tempos afetados pela pandemia da Covid-19. O poema “Resíduos'', de Carlos Drummond de Andrade, inspira a criação do tema desta edição. Ele nos remete a esta condição ambígua que é a história, marcada desde sempre pela relação avassaladora, mas constitutiva de todos nós, a perda. À perda, de algum modo, estamos todos sujeitos.

Confira a programação MIS-PR: