MIS-PR anuncia projeto Raízes do MIS, um programa de resgate da memória audiovisual do Paraná 17/03/2022 - 10:59

Durante a última reunião do Ciclo de Diálogo com os Municípios – encontro mensal, transmitido pelo YouTube, com os representantes da Cultura do Estado do Paraná e os gestores municipais de cultura –, o Museu da Imagem e do Som do Paraná anunciou o programa Raízes do MIS. O principal objetivo é o de fomentar a participação dos municípios na formação de uma memória audiovisual local, gerando conhecimento e criando redes de participação conjunta com os demais municípios da região e o Estado.

"O Raízes do MIS é um programa que desenvolvemos com muito carinho e ele é sobre como o patrimônio audiovisual dos municípios pode ser desenvolvido, resgatando o que possuem de patrimônio audiovisual e o MIS ajuda a construir essa história", afirmou Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, em sua participação na videoconferência. 

Ao mesmo tempo em que o MIS irá atuar na interiorização de sua atuação, instrumentalizando os municípios para que eles possam identificar e preservar suas coleções iconográficas, o Raízes do MIS também prevê a reprodução e doação de acervos. Esses materiais irão integrar a Coleção Paraná, que fará parte do patrimônio do museu.

"A ideia da Coleção Paraná é fazer um inventário iconográfico e audiovisual do Paraná, que tem como propósito identificar fotografias, slides, filmes em formato de película, VHS, DVDs e documentos em municípios do Paraná", comenta José Luiz de Carvalho, responsável pelo departamento de acervo e pesquisa do MIS. "Vamos formar uma rede de conhecimento no município e uma rede de proteção de guarda e de gestão desse acervo com os próprios profissionais locais.”

Por ser o segundo mais antigo Museu da Imagem e do Som do Brasil e instituição de guarda audiovisual com o maior acervo do país, contando com mais de três milhões de itens, a instituição tem uma trajetória que chancela a iniciativa. Ao mesmo tempo, como lembrou a educadora Vânia Machado, responsável pelo setor educativo do museu, “o MIS já trabalha com esse princípio multiplicador, de promover atividades educativas que envolvem audiovisual com professores em diversos municípios, que já criam essas raízes”. 

O levantamento será feito por meio de um cadastro de patrimônio cultural audiovisual para acesso dos representantes e agentes culturais dos municípios do Paraná. O formulário será disponibilizado em breve no site do MIS-PR. A partir dessas informações, serão feitas oficinas educativas (para representantes locais e comunidade), criação de espaços de gestão de acervos locais, como unidades museológicas de conservação de patrimônio audiovisual, incentivo à pesquisa, exposições, publicações e outras iniciativas que sejam acertadas entre o município e o MIS-PR.

Veja aqui toda a apresentação do Ciclo de Diálogo com os Municípios: