Diretora do MIS-PR solicita mudança da Linha Turismo de Curitiba na Câmara 03/02/2022 - 13:32

Na tarde desta quarta-feira, 02, a diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), Mirele Camargo, se reuniu com Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Na pauta estava o pedido para que a Rua Barão do Rio Branco, onde se encontra a sede do museu, entre no itinerário da Linha Turismo da cidade.

Hoje, a Linha Turismo desvia do núcleo histórico localizado no entorno da Rua Barão do Rio Branco, ao chegar ao Museu Ferroviário, localizado dentro do Shopping Estação, pela Avenida Sete de Setembro, e depois seguir para o Teatro Paiol. Na volta, quando o ônibus vai do Mercado Municipal ao Teatro Guaíra e depois ao Paço da Liberdade, ele contorna a região, sem mostrar ao turista marcos como a antiga linha de bonde da capital e seus arredores.

Camargo e Kuzma sugerem um ajuste fino no itinerário, com a valorização da subida da Rua Barão do Rio Branco. Uma parada na Praça Eufrásio Correia, além de não comprometer o ponto turístico já contemplado, acrescentaria ao trajeto as opções do Palácio Rio Branco, da antiga garagem de bondes e do Museu da Imagem e do Som, conectando rapidamente a linha ao já contemplado Paço da Liberdade. Hoje, esses pontos sequer são citados no descritivo da parada no Museu Ferroviário.

História
Há uma ligação entre o MIS-PR e a Câmara Municipal: ambos os prédios foram projetados pelo arquiteto Ernesto Guaita. Essas e outras informações deverão contemplar uma vindoura exposição fixa sobre a história do MIS.

A exposição irá tratar da história da Rua da Liberdade e vai também envolver o prédio, o antigo Palácio da Liberdade, que o museu ocupa desde 1989, que foi tombado pelo Estado na década anterior.

O presidente da Câmara se comprometeu a fornecer informações e documentos para a futura exposição.

Com informações da Câmara Municipal de Curitiba