Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual destaca a importância da memória audiovisual 27/10/2022 - 15:27

 

Comemorado em 27 de outubro, o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é uma iniciativa da UNESCO que ressalta a importância do resgate e proteção de materiais audiovisuais para as gerações futuras, contribuindo no desempenho e aprendizado humano.

Sabendo da particular fragilidade de tecnologias e materiais audiovisuais, celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é entender a relevância de se guardar registros da nossa cultura, reconhecendo o papel inestimável de profissionais e instituições, que atuam continuamente para a preservação e divulgação da história.

Patrimônio audiovisual paranaense

No Paraná, o Museu da Imagem e do Som assume com autenticidade a função de resgate, guarda e conservação do audiovisual. Isso fica evidente ao observar o tamanho de seu acervo: mais de 3 milhões de itens, onde são encontrados registros em filmes, fotografias, discos de vinil, depoimentos, fitas de áudio, fitas cassete, catálogos, coletâneas, além dos objetos tridimensionais, tais como câmeras, radiolas, televisores e projetores.

O trabalho diário inclui aprimorados processos de montagens de arquivo, catalogação e outras funções técnicas que promovem a manutenção de nossa identidade e história. São ações de documentação, preservação e valorização que não são vistas diretamente pelo público, mas que influenciam diretamente a relação entre museu e sociedade.

 

GALERIA DE IMAGENS