III Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
Local e Data: Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), Curitiba | 26 a 29 de novembro de 2025.
O Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em REDE constitui-se como um espaço de articulação permanente entre instituições museológicas brasileiras dedicadas à preservação, pesquisa e difusão das expressões audiovisuais, sonoras e imagéticas.
Pensado como uma rede colaborativa e horizontal, o Fórum busca fomentar o intercâmbio entre museus da imagem e do som, centros de documentação e arquivos especializados, além de pesquisadores e profissionais da área. Seu foco é o compartilhamento de boas práticas, desafios comuns e estratégias institucionais frente às especificidades do campo, com ênfase na defesa de políticas públicas específicas e na qualificação dos processos de preservação e acesso à memória audiovisual brasileira.
Histórico da Rede
A criação do MIS em REDE ocorreu em 2023, consolidando uma convergência nacional entre representantes de diversas instituições com acervos audiovisuais e sonoros. Desde então, foram realizados encontros importantes no MIS-SP (2023) e no MIS-CE (2024), que ampliaram as articulações com instituições do Norte e Nordeste, aprofundando o debate sobre acessibilidade, formação técnica e territorialização das políticas culturais.
Edição 2025 no MIS-PR
A escolha do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) como sede nacional da edição 2025 decorre do reconhecimento de sua atuação estratégica no cenário museológico brasileiro. A programação incluirá:
• Mesas temáticas;
• Oficinas formativas;
• Visitas técnicas;
• Encontros de trabalho da rede.
A realização no Paraná visa ampliar a inserção da região Sul nas discussões nacionais da área, contribuindo para a descentralização das ações e a democratização do acesso às reflexões e decisões que envolvem o futuro dos museus da imagem e do som. O MIS em REDE é uma construção coletiva que se afirma como espaço político e técnico para o fortalecimento institucional do setor, reafirmando o compromisso com a preservação da memória audiovisual como patrimônio cultural brasileiro.
Informações sobre Inscrição
As inscrições para a edição 2025 do Fórum MIS em REDE são direcionadas a profissionais, estudantes e pesquisadores que atuam em áreas relacionadas aos acervos dos Museus da Imagem e do Som.
Inscreva-se AQUI
Público Prioritário:
As inscrições são prioritárias para:
• Museus e Instituições Similares: Representantes de Museus da Imagem e do Som e instituições com acervos audiovisuais e sonoros, incluindo participantes da rede nacional de arquivos audiovisuais.
• Acadêmicos e Pesquisadores: Estudantes, professores e pesquisadores de Audiovisual, Fotografia, Música e Som, e áreas afins (Museologia, Arquivologia) cujas atividades e pesquisas conversem com os acervos e a missão dos MIS em REDE.
PROGRAMAÇÃO
Confira a programação completa:
QUARTA-FEIRA, 26/11
14H – 18H
Check-in + credenciamento + inscrições das oficinas
18H
Inauguração da nova expografia do MIS-PR + Show especial Tons Vizinhos
19H
Abertura institucional do terceiro Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som - MIS em Rede.
Boas-vindas e falas de Mirele Camargo – Diretora do MIS-PR, Maria Marighella – Presidente da FUNARTE, Dalton Martins – Coordenador do IBRAM, Daniela Santana Fernandes – Diretoria de Preservação e Difusão Audiovisual (SAV/MinC), Lila Silva Foster - Presidente da ABPA e Luciana Casagrande – Secretária da Cultura do Paraná.
QUINTA-FEIRA, 27/11
9H – 10H30
Mesa da Comissão do Fórum MIS | Formação de Grupos de Trabalho Thiago Velozo (MIS-BH), Gisele Garcia (MIS-GO), Mirele Camargo (MIS-PR) e Silas de Paula (MIS-CE)
10H30 – 11H COFFEE BREAK
11H – 12H30
Masterclass: Novas Tecnologias de Armazenamento Digital | Dalton Martins (IBRAM)
12H30 – 13H30 ALMOÇO
14H – 17H
Oficina Aspectos práticos do Tainacan na difusão de acervos de imagem e som | Wellington Silva e Vinicius Bard (Museu da Comunicação Hipólito José da Costa)
Oficina do Inventário Nacional de Bens Culturais Audiovisuais | Secretaria do Audiovisual e Universidade Federal de Alagoas-UFAL
13H30 – 15H
Palestra Preservação audiovisual no Brasil | Lila Silva Foster (ABPA)
15H – 16H30
Palestra Câmara fria: prerrogativas da preservação de acervos em película | Saulo Güths (UFSC) e Giovani S. Fontana (Newmar)
16H30 – 17H COFFEE BREAK
17H – 19H
Reunião dos Grupos de Trabalho
SEXTA-FEIRA, 28/11
8H30 – 10H30
Visita técnica as reservas da Cinemateca de Curitiba | Marcos Stankievicz Saboia (Cinemateca de Curitiba)
10H45 – 12H30
Visita técnica as reservas do MIS-PR | Alex Padilha (MIS-PR)
12H30 – 13H30 ALMOÇO
14H – 17H
Oficina Pesquisa e preservação de partituras musicais | Marilia Guilller (UNESPAR), Omar Eron Guiarzi Dal Posso (UNESPAR) e Alessandro Gomes (Colégio Estadual do Paraná)
Oficina Diálogos sobre um inventário nacional | Secretaria do Audiovisual e Universidade Federal de Alagoas-UFAL
13H30 – 15H
Palestra Comunicação Oral: Curadoria, digitalização, pós-produção e difusão de documentos sonoros - O caso da Galeria de Vozes do MuseCom | Estela Galmarino (historiadora), Carlos Barcellos (produtor fonográfico), Welington Silva (museólogo) e Vinicius Bard Mathias de Souza (museólogo) (Museu da Comunicação Hipólito José da Costa)
15H – 16H30
Palestra Relações com a academia | Jean Felipe Pscheidt (UNESPAR), Zeloi Aparecida Martins (UNESPAR), Solange Stecz (UNESPAR) e Cristiane Senn (PUC- Paraná)
16H30 – 17H COFFEE BREAK
17H – 19H
Institucionalização do forúm | Luan de Rosa e Souza - Advogado em direitos culturais
SÁBADO, 29/11
9H – 10H15
Assembleia de aprovação da institucionalização do fórum + eleição da chapa
10H30 – 12H00
Mesa Contaminação de acervos | Moisés da Silva e Silva, Elivânia da Silva Vieira e Rafael Balestieri
12H30 – 13H30 ALMOÇO
13H30 – 15H
Palestra Descarte de acervos audiovisuais | Guilherme Saviolli, Coordenador de Preservação da Cinemateca Brasileira
14H – 17H
Oficina Higienização do Acervo Cinematográfico | José Maria Pereira Lopes (MIS-SP)
15H – 16H30
Palestra Educação Museal | Caue Donato (COSEM-PR), Mauro Guari (MIS-Campinas) e Jackelyne Corrêa Veneza (UNESPAR)
16H30 – 17H COFFEE BREAK
17H – 19H
Escrita da Carta de Curitiba 2025
Inscreva-se AQUI
Alessandro Gomes
Colégio Estadual do Paraná
Possui licenciatura em música, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e em pedagogia na FAPI. Fez pós-graduação em ensino de artes na Uninter, regência no projeto Vale Música e mestrado em artes/música na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Recentemente, está graduando em Educação Física e Museologia. Como professor, lecionou em várias instituições de ensino. Na Secretaria de Estado de Educação do Paraná, participou de diversos projetos como Viva escola, Mais Educação e na formação de professores no Centro de Capacitação em Artes Guido Viaro. Como regente, atuou no projeto Uma Banda Em Cada Escola (Banda Musical do PETI, Banda de Concerto do CIESC, Orquestra Comunitária de Cordas Brasileiras, e Banda Atílio Zeni). Atualmente, como maestro e professor, está a frente da Orquestra Sinfônica Escolar Bento Mossurunga do Colégio Estadual do Paraná.
Alex Godoy Padilha de Souza
Museu da imagem e do som do Paraná
Museólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em gestão cultural pela UNESPAR e administrador pela PUC- Campinas, atua no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), onde desenvolve ações de gestão, curadoria e mediação cultural. Com experiência em planejamento museológico, preservação de acervos e programação educativa, busca integrar práticas de gestão pública e inovação cultural.
Carlos Barcellos
Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa (Musecom)
Carlos Barcellos (Porto Alegre, 1996) é produtor fonográfico. Graduado em produção fonográfica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), integra o projeto “Galeria de Vozes” do Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, na condição de técnico, desde maio de 2023. Desenvolveu a metodologia para edição dos documentos sonoros digitalizados no Musecom.
Cauê Donato
Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
Possui graduação em museologia, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2015), pós-graduação em educação patrimonial, pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES/2021) e especialização em docência no ensino superior, pela Faculdade Focus (2023). Tem experiência em processos museológicos, com ênfase em museologia social. Foi educador social e arte-educador. Entre 2018 e 2021, integrou a equipe do Programa CCBB Educativo - Arte & Educação (JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia), desenvolvendo ações e executando atividades de cunho educativo, museológico e artístico. Foi coordenador de museologia no Museu Catavento (UPPM/SEC), nos anos 2021/2024, gerindo o Programa de Acervos, a reserva técnica e o Centro de Referência Museu Catavento (CR-MC); além de ser responsável pela integração da instituição no Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). Professor no curso técnico em museologia e técnico em arquivologia (Etec Parque da Juventude/CPS), de 2022 a 2024, ministrando as disciplinas voltadas à educação museal, processos de mediação em museus e difusão de acervos. Compôs o Conselho Regional de Museologia 4ª Região (COREM 4R) em 2022, primeiro como suplente , posteriormente como Secretário da Diretoria e Presidente, em 2023. Membro da Rede de Educadores de Museus, primeiro em São Paulo (REM-SP), e hoje no Paraná (REM-PR). Compôs, também, a Rede de Museus de Ciências e Tecnologia (RTMCT), representando o Museu Catavento no Comitê Gestor. Atualmente, é Chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus do Paraná (COSEM/SEEC), onde realiza apoio técnico a instituições museológicas paranaenses, com foco aos museus vinculados à SEEC.
Cristiane Senn
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pesquisadora de arquivos, produtora cultural e educadora. Professora no Eixo Multicom da PUCPR. Mestre (2024) e bacharel (2012) em cinema e artes do vídeo pela UNESPAR, e Bacharel em comunicação aocial pela UNICURITIBA (2007). Foi gestora do MIS Paraná (2019-2021) e coordenadora do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira (2022-2023) em Curitiba. Atua há 18 anos no audiovisual, 13 desses voltados aos campos da educação, preservação e difusão. Suas pesquisas perpassam os campos da pesquisa documental, filme documentário, filme de arquivo e patrimônio audiovisual.
Dalton Lopes Martins
Instituto Brasileiro de Museus
Professor no curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da informação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Atualmente cedido para o Instituto Brasileiro de Museus, onde estáresponsável pela Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal. É também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana PPGECH da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de redes sociais em ambientes digitais distribuídos. Pesquisa sobre objetos e repositórios digitais, acervos digitais e estratégias de interoperabilidade de sistemas de informação, dados abertos ligados, ciência de dados e aprendizagem de máquina com ênfase na análise de objetos digitais. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan - software livre para a construção social de repositórios digitais, parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o governo do estado do Espírito Santo, a Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e o Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Daniela Santana Fernandes
Ministério da Cultura
Diretoria de Preservação e Difusão Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, mestranda em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bacharela em Direito pela Universidade Católica do Salvador e em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É cofundadora do NordesteLAB, plataforma de articulação audiovisual que está sua 11ª edição. Atuou também em produção executiva, distribuição e articulação de parcerias, em projeto de curtas, longas e séries. Acumula diversas experiências como pareceristas em editais estaduais e municipais, além de estar à frente da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia entre 2017 e 2022.
Elivânia da Silva Vieira
Secretaria de Estado Da Cultura (SEEC)
Arquivista com formação em Arquivologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pós graduada em Gestão de Documentos e Informações. Tem experiências em gestão de documentos, tratamento e organização de arquivos públicos e privados. Atualmente é Arquivista na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC).
Gisele Gomes Garcia
Museu da Imagem e do Som de Goiás
Formada em História pela Universidade Federal de Goiás. Servidora efetiva do Estado de Goiás desde 2010, exerceu o cargo de historiadora na Agência Brasil Central, de 2010 a 2016 e de historiadora e responsável técnica pelo acervo fonográfico do Museu da Imagem e do Som de Goiás, de 2016 a 2025. Atualmente exerce a cargo de coordenadora do MIS | GO.
José Maria Pereira Lopes
Museu da Imagem e do Som de São Paulo
José Maria Pereira Lopes é radialista desde 1974. Trabalhou na programação e produção de documentários, além de ser chefe do departamento de cinema da TV Tupi (de 1969 a 1980). Foi montador de filmes e revisor de programação do SBT (de 1981 a 1983); coordenador do acervo de cinema, responsável pela área técnica do museu, revisor e conservador dos filmes do MIS-SP (de 1982 a 2007). Também foi coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa (CEDOC), da Filmoteca; representante dos funcionários do Conselho Curador e assessor do Conselho Curador da TV Cultura / Fundação Padre Anchieta (de 1979 aos dias atuais). Desde 2010 viaja o país ensinando as TVs regionais e museus a conservarem seus acervos audiovisuais, tendo participado também dos principais congressos relativos a sua especialidade no Brasil.
Kennya Mendes
Museu da Imagem e do Som do Ceará
Atualmente é gerente de educação e formação do Museu da Imagem e do Som do Ceará. Gestora cultural, produtora audiovisual e pesquisadora em Políticas Culturais. É Mestre em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas (UFRGS), pós-graduada em Gestão Cultural Contemporânea (ISESP/Itaú Cultural) e graduada em Letras (UFC). Master em Cinema pela Université Paris 8 e formada pelo Programa Ubuntu do Vetor Brasil. Atua desde 2009 em produções nas artes e no audiovisual.
Lila Silva Foster
Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA)
Preservadora audiovisual, pesquisadora e realizadora. Atua há mais de 20 anos no campo da preservação audiovisual e atualmente coordena diversos projetos na área incluindo “O acervo filmográfico do Arquivo Público do Distrito Federal: pesquisa, tratamento e digitalização” – Arquivo Público do Distrito Federal/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP – DF), o Talents Preservação - Festival do Rio e o curso História, princípios e práticas da preservação audiovisual na Escola Municipal Vila das Artes, em Fortaleza. Integra o Conselho Técnico Consultivo do CTAv e preside a ABPA , Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.
Luan de Rosa e Souza
Rosa e Souza Advocacia
Advogado, especialista em direitos culturais, direito dos trabalhadores da cultura, planejamento estratégico e governança. Membro relator da Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR, advogado do SATED PR, do SIMUPAR, de artistas, produtoras, companhias de teatro e dança, e festivais. Atua há mais de 12 anos coordenando projetos sociais e culturais. Professor convidado do curso FIC – Assistente de Produção Cultural, no tema de legislação, professor homenageado no curso de Defensores Populares (Defensoria Pública e IFPR, 2019) e mentor de governança democrática no Programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento (2013–2016). Desde então, segue criando e impulsionando ações com impacto real no campo dos direitos, da arte e da cultura.
Marcos Stankievicz Saboia
Fundação Cultural de Curitiba
Funcionário da Fundação Cultural de Curitiba, com formação em Educação Artística e Cinema (Unespar), responsável pelo acervo da Cinemateca de Curitiba desde 2002. Acompanhador dos projetos de audiovisual do Fundo Municipal da Cultura e membro da comissão de audiovisual do mecenato no Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Cineasta e atual Coordenador da Cinemateca.
Marilia Giller
Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS - PR)
Como pesquisadora e professora, tem experiência na área de artes, com ênfase em música popular, piano popular, música urbana no século XX, documentação e acervos, música no Paraná, e diáspora do jazz. É doutora em História (AMENA/PPGHIS UFPR-2021), mestre em Musicologia Histórica e Etnomusicologia (UFPR-2013), especialista em Música Popular Brasileira (FAP-2005), bacharel em Música Popular (FAP-2007) e em Pintura (EMBAP-1984). Professora no curso Superior de Instrumento na UNESPAR/EMBAP Campus I de Curitiba. É idealizadora do NEMUP - Núcleo de Estudos da Música no Paraná, líder do GEJAZZBR - Grupo de Estudos do Jazz no Brasil e diretora do grupo Tupynambá Jazz Band.
Mauro Antonio Guari
Museu da Imagem e do Som de Campinas
É mestrando em Mestrado Profissional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Educação Infantil, e curso Lato Sensu EAD pela Faculdade Venda do Imigrante. Foi professor de Sociologia, História e Geografia da Rede Estadual de Ensino de Estadual de São Paulo. Atualmente é estatutário da Prefeitura Municipal de Campinas, onde atuou por 11 anos na Secretaria de Educação. Também trabalhou no Museu da Cidade de Campinas e atualmente é gestor no MIS de Campinas. Tem experiência na área de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, educação, patrimônio histórico, cultura imaterial. Participou do projeto Lugar-Escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas, um projeto financiado pela FAPESP. É cineasta e fotógrafo amador.
Moisés da Silva e Silva
Brandoc Digital
Moisés Silva é arquivista, especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento e Marketing e Produção Audiovisual Multiplataforma. Graduado em Arquivologia pela UFAM e mestrando em Engenharia, Mídia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Trabalhou durante 9 anos no Centro de Documentação (Cedoc) de uma emissora de televisão em Manaus, desenvolvendo a gestão, organização e preservação dos acervos audiovisuais da emissora.
Saulo Güths
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Engenheiro Mecânico, formado pela UFSC em 1986, mestrado em 1990 (UFSC), doutorado em Ciências Térmicas - Université D'artois / França (1994) e pós doutorado no Lawrence Berkeley Laboratory - EUA (2015) . É professor no Departamento de Engenharia Mecânica/UFSC. Tem experiência na área de Ciências Térmicas, com ênfase em Instrumentação. Coordena o Laboratório de Ciências Térmicas (LABTERMO), membro do Laboratório de Meios Porosos e Propriedades Termofísicas (LMPT) e do CB3E (Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações). Atua na pesquisa e desenvolvimento de sistemas de medição e controle na área de Ciências Térmicas. Atua também da área de Preservação de Acervos, no desenvolvimento de sistemas de medição e controle ambiental. É professor nos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, e pós graduação em Engenharia Civil, na UFSC.
Thiago Veloso Vitral
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte
Mestre na área de História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais – FAFICH e, bacharel e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Trabalhou no Arquivo Público Mineiro de 2015 a 2021, ocupando os cargos e funções de Bolsista de Iniciação, Coordenador de Projetos, Diretor de Conservação de Documentos e Superintendente; Membro da Associação Brasileira de Preservadores Audiovisuais (ABPA) e membro fundador da Rede Nacional de Museus da Imagem e do Som. Atualmente é Coordenador do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte.
Vinícius Bard Mathias de Souza
Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom)
Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrando no Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio/UFRGS. Atua profissionalmente com consultoria especializada para implementação de tecnologias em instituições museológicas e espaços museais, sobretudo repositórios e acervos digitais. Colaborador do Musecom e responsável pela infraestrutura técnica do programa Acervos da Cultura da Secretária de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Welington Ricardo Machado da Silva
Museu de Comunicação Social Hipólito José da Colsta
Museólogo, com MBA em Business Intelligence (BI), especialista em gestão pública e mestrando em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com experiência de mais de 10 anos no seguimento dos museus, atualmente dirige o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa. Integra o GT do programa Acervos da Cultura RS, tendo passagens pelo Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul, o Colegiado Setorial de Museus do Rio Grande do Sul e a Rede de Informação e Preservação em Cinema do Rio Grande do Sul.
Zeloi Aparecida Martins
Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
Professora Associada de História do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES - Mestrado Profissional em Artes) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Curitiba II). Tem pós-doutorado em Linguagem Literária pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017), doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestrado em História pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), em convênio com a Universidade Estadual Paulista (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte, o GIPA , da UNESPAR/CNPq.


