Museu da Imagem e do Som recebe espetáculo premiado sobre o sistema carcerário brasileiro 17/07/2025 - 14:04

Nos dias 18 e 19 de julho, às 19h30, o Museu da Imagem e do Som do Paraná recebe o espetáculo “Amarga Ferrugem”, da Politéia Companhia de Teatro. A peça premiada será apresentada gratuitamente no Espaço Cadeia Produtiva, e faz parte da programação do Projeto Cárcere, criado para fomentar reflexões profundas sobre questões sociais e direitos humanos no contexto carcerário.
Transitando entre passado e presente, violência e punição, culpa e redenção, Amarga Ferrugem dá voz a sete personagens privados de liberdade. O espetáculo coloca em cena as múltiplas camadas da experiência carcerária brasileira — hoje realidade para mais de 670 mil pessoas — questionando a finalidade do encarceramento e denunciando suas contradições.
O espetáculo participou de eventos como o Festival de Teatro de Curitiba, a Cena Universitária Nacional de Brasília e o Festival de Teatro de Pinhais, levando para casa o prêmio de melhor direção e sendo reconhecido por sua abordagem crítica e estética sensível. A apresentação marca o retorno de Amarga Ferrugem aos palcos em sua nova montagem, sob direção de Silvia Monteiro.
A COMPANHIA – A Politéia Companhia de Teatro se deu a partir de um projeto acadêmico na Faculdade de Licenciatura em Teatro da FAP/UNESPAR. A junção de estudantes resultou na formação da Cia, que tem um objetivo claro: fazer do teatro um agente de impacto na sociedade.
PROJETO CÁRCERE – Em 2025, o MIS-PR busca ressignificar o prédio do antigo Centro de Triagem da Rua Barão do Rio Branco, antes um espaço de confinamento marcado por histórias de repressão e exclusão. Nesse contexto, nasceu o Projeto Cárcere, visando promover debates significativos acerca de questões sociais e dos direitos humanos a partir da ocupação do Espaço Cadeia Produtiva.
Serviço
Espetáculo “Amarga Ferrugem” na Cadeia Produtiva
Dias 18 e 19 de julho, às 19h30
Classificação indicativa: 18 anos
Entrada gratuita | 40 vagas
Museu da Imagem e do Som do Paraná – Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba