MIS-PR exibe mostra de cinema francês a partir do dia 14 (terça) 09/10/2025 - 16:17

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove, entre os dias 14 e 17 de outubro, a mostra de cinema francês Metamorfoses Sociais. Em parceria com a Aliança Francesa de Curitiba e a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), os filmes serão exibidos diariamente às 19 horas com entrada livre e gratuita.
Com quatro documentários contemporâneos de produção francesa, a mostra propõe uma reflexão sobre as transformações silenciosas ou radicais que atravessam a vida coletiva em diferentes territórios e esferas sociais.
Após as sessões, professores do Programa de Pós-Graduação em Artes e do Laboratório de Cinema e Educação (LabEducine) conduzirão debates sobre a temática retratada, instigando novas interpretações e reflexões sobre os filmes.
Ao explorar experiências que vão da militância ambiental juvenil à reconfiguração de comunidades virtuais, passando por contextos escolares e paisagens suburbanas, os filmes selecionados oferecem múltiplas entradas para pensar os modos como sujeitos e grupos enfrentam, produzem ou resistem às dinâmicas de um mundo em constante mutação.
A curadoria da mostra buscou privilegiar obras que dialogam com questões urgentes do presente, e que, ao mesmo tempo, trazem novas formas de olhar para o tecido social, seja por meio da observação do cotidiano, da escuta atenta às vozes silenciadas ou da exploração das fronteiras entre o real e o virtual.
Confira a programação completa:
14 de outubro | Terça-feira
Bigger Than Us
de Flore Vasseur | França, 2020 | 1h36
Sinopse: Desde os 12 anos, Melati, hoje com 18, mobiliza esforços contra a poluição plástica que ameaça a Indonésia. O documentário acompanha sua trajetória e a de outros jovens ao redor do mundo que enfrentam desafios sociais e ambientais com coragem e inventividade. Uma geração que não espera permissão para agir.
Horário: 19h
Debatedora: professora Fernanda Felix (Curso de Cinema e Audiovisual / PPGARTES / UNESPAR)
15 de outubro | Quarta-feira
Allons enfants
de Thierry Demaizière e Alban Teurlai | França, 2021 | 1h50
Sinopse: Em uma escola pública no centro de Paris, uma experiência pedagógica busca integrar jovens de origens populares à educação formal por meio da dança hip-hop. O filme acompanha esse processo coletivo, revelando os desafios e as potências de um projeto que coloca a arte como ferramenta de transformação social.
Horário: 19h
Debatedora: Professora Letizia Osorio Nicoli (Curso de Cinema e Audiovisual / UNESPAR)
16 de outubro | Quinta-feira
Knit’s Island
de Ekiem Barbier, Guilhem Causse e Quentin L’Helgoualc’h | França, 2022 | 1h35
Sinopse: Em um território digital de 250 km², jogadores se reúnem para simular uma vida em um mundo pós-apocalíptico. A equipe de filmagem se insere nesse universo com avatares, buscando compreender as relações, discursos e estruturas sociais que emergem ali. Um documentário que explora os contornos da realidade em ambientes virtuais.
Horário: 19h
Debatedora: professora Beatriz Vasconcelos (Curso de Cinema e Audiovisual / PPGCINEAV / UNESPAR)
17 de outubro | Sexta-feira
Nous
de Alice Diop | França, 2022 | 1h55
Sinopse: Atravessando Paris pela linha do RER B, o filme costura fragmentos de vidas em diferentes pontos da periferia da cidade. Por meio de encontros aparentemente dispersos, “Nous” traça um retrato íntimo e plural da sociedade francesa contemporânea, onde a ideia de pertencimento é constantemente interrogada.
Horário: 19h
Debatedores: professora Giovanni Comodo (Curso de Cinema e Audiovisual / UNESPAR) e professora Isadora Mattiollo (Curso de Artes Visuais / UNESPAR).
Entrada gratuita em todas as sessões.