Foto Brasil: a memória fotográfica de Curitiba preservada no acervo do MIS-PR 30/07/2025 - 10:41

O acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) conta com mais de três milhões de itens, entre fotografias, filmes (em vídeo e película), áudio e coleção tridimensional. Entre esses arquivos, encontram-se diversos registros do histórico estúdio curitibano Foto Brasil, responsável por registrar os eventos das famílias da capital paranaense e por deixar gravada a identidade da cidade por meio de técnicas fotográficas criadas entre 1930 e 2001, período de sua atividade

 

Em 1930, os irmãos Erich e Walter Jacobs deram vida ao estúdio fotográfico Irmãos Jacobs, na Rua XV de Novembro, e logo em 1931 o estúdio foi oficialmente registrado como Foto Brasil. Durante mais de sete décadas, Foto Brasil foi o estúdio fotográfico mais renomado de Curitiba, eternizando em negativos e fotocópias a infância feliz, primeira comunhão, 3x4, aniversários, festas de casamento e muito mais.

A família Jacobs - composta pelos pais Carl e Laura, e pelos filhos Carlos, Willy, Walter e Johanna - chega no Brasil vinda da Alemanha em 1921. Com o objetivo de produzir café, estabeleceram-se em União da Vitória (antiga Cruz Machado). No entanto, após problemas com o solo, mudam-se para Curitiba onde o outro filho, Erich Jacobs, chega em 1922 para exercer a profissão de fotógrafo.

No mesmo ano, Erich começa a trabalhar no estúdio Foto Heisler, situado na Rua XV de Novembro, onde atualmente está instalada a Confeitaria das Famílias, e dois anos depois, em 1924, seu irmão Walter se junta a ele. Nessa época só era possível fotografar durante o dia e a máquina era de cavalete. Em relatos, Walter Jacobs conta que "o próprio Heisler fez fotografias externas a partir de 1925, quando o magnésio começou a ser utilizado. O laboratório era muito rudimentar. A copiadora, por exemplo, ficava sobre um caixote de querosene. Tinha um único paredão de vidro e também com um só pano de fundo”.

 

acervo MISPR

 

acervo MISPR

Somente em 1930, porém, Erich e Walter se associaram e instalaram o estúdio fotográfico Irmãos Jacobs na Rua XV de Novembro, 94. O nome era provisório, e um ano depois o estúdio foi oficialmente batizado de Foto Brasil. No entanto, no final de 1946, um incêndio atingiu o prédio, causando grandes prejuízos, principalmente nos laboratórios e no depósito. Grande parte do arquivo fotográfico do Foto Brasil se perdeu, apagando assim dezesseis anos de memória produzida por eles. Essa foi a única vez em que o estúdio mudou de local, indo para a Rua Ébano Pereira, 28.

Com a evolução tecnológica e a popularização das câmeras domésticas, o Foto Brasil encerrou suas atividades em 2001, mas deixou um legado na memória iconográfica da capital paranaense. Por ser frequentado por pessoas de todas as classes sociais, os retratos representam a nostalgia da atividade fotográfica e o estilo de uma época. 

Para Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, a presença do Foto Brasil no acervo do museu é uma relíquia a ser conservada. “Ao preservar diversas memórias que compõem a história da sociedade curitibana, o acervo ‘Foto Brasil’ doado ao MIS-PR em 2001 oferece uma infinidade de oportunidades para pesquisas, além disso, o acervo revela a evolução dos diversos processos fotográficos utilizados ao longo do tempo, desde as chapas de vidro até a era pré-digital”, destaca ela.

 

 

Para consultar o acervo, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (41) 3232-9113, ou pelo e-mail: mispesquisa@seec.pr.gov.br.

Horários de funcionamento:

De terça a sexta, das 10h às 19h; 
Sábados e domingos, das 10h às 18h;
Segunda-feira: fechado.

R. Barão do Rio Branco, 395 - Palácio da Liberdade

GALERIA DE IMAGENS