Coleção Maestro Bento Mossurunga


Bento Mossurunga nasceu em Castro (PR) em 06/05/1879, onde iniciou seus estudos de piano e violino. Mudou-se para Curitiba em 1895, onde prosseguiu seus estudos na Escola de Belas Artes. Em 1903, compôs o Hino do Paraná (a letra é de Domingos Machado), em comemoração ao cinqüentenário da emancipação política do Estado. Por 25 anos viveu no Rio de Janeiro, onde exerceu as atividades de pianista, violinista, regente e compositor.

Em Curitiba criou a Orquestra Estudantil de Concertos, que viria a ser mais tarde a Orquestra Sinfônica do UFPR. Foi professor de canto orfeônico no Colégio Estadual do Paraná e um dos fundadores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba em 1956. Faleceu em 1970, aos 91 anos de idade.

O MIS tem em seu acervo as partituras de Bento Mossurunga, como o Hino do Paraná e também partituras de diferentes gêneros musicais que faziam parte de sua coleção particular e composições suas. Além disso, tem também uma coleção de recortes de jornais, organizada por Roselys Roderjan, datando de 1898 a 1979. Ainda compõe esta coleção alguns livros de literatura, correspondências, o título de Maestro obtido em 1949, fotografias e o título de Cidadão de Curitiba.