MIS-PR realiza curso “Introdução aos processos fotográficos históricos” 05/02/2020 - 08:39

Curso teórico integra as atividades da exposição “Ilhas da Imaginação”

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove gratuitamente, no dia 20 de fevereiro de 2020, o curso teórico “Introdução aos processos fotográficos históricos”, ministrado por Tárcilo Pereira, que fará um breve panorama sobre os diversos processos históricos da fotografia analógica.

Durante o curso, que integra as atividades da exposição “Ilhas da Imaginação”,  em cartaz no museu, será feita uma introdução sobre a história da fotografia, passando por técnicas que antecederam a invenção da foto (como a heliogravura, a daguerreotipia, a cianotipia e o calótipo), e seguindo até a criação da película (filmes fotográficos de 35mm e 120mm). Serão abordados também os processos desenvolvidos por Hercules Florence, inventor francês que viveu no Brasil por volta de 1840, além das técnicas de impressão em placa seca e placa molhada – forma de impressão inventada e largamente utilizada no século XIX.

O curso é voltado para pessoas que têm interesse na área da fotografia mas que não estejam familiarizadas com processos históricos. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Para se inscrever o interessado deve encaminhar um e-mail para educativomis@secc.pr.gov.br.

Sobre o ministrante

Tárcilo Pereira é estudante de Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP-PR). Trabalhou como oficineiro no laboratório fotográfico do Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, onde realizou oficinas de revelação de filme fotográfico com cafenol em 2018 e 2019; foi mediador do Museu Oscar Niemeyer e monitor dos ateliês de gravura no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba. Desde 2016 atua como fotógrafo do selo musical curitibano Onça Discos, e desde 2015 desenvolve pesquisas sobre revelação fotográfica utilizando cafenol, em paralelo a outras linguagens da gravura, como xilogravura, serigrafia e gravura em metal.

Serviço:

Curso “Introdução aos processos fotográficos históricos”

Dia 20 de fevereiro de 2020, das 15 às 18 horas

Público-alvo: interessados em fotografia que ainda não estejam familiarizados com processos históricos.

Participação gratuita. Vagas limitadas.

Inscrições pelo email educativomis@secc.pr.gov.br – a participação só será confirmada mediante inscrição.

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro. Curitiba/PR

(41) 3232-9113

www.mis.pr.gov.br