Dia do Jornalista - MIS-PR relembra atuação intensa de Aramis Millarch no jornalismo cultural 07/04/2024 - 05:00

Neste domingo (7) é comemorado o dia do jornalista. A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia que são responsáveis por apurar e levar informações de forma simples e acessível para a população. O homenageado deste dia será Aramis Millarch, com o resgate da histórica entrevista que ele fez com a Elis Regina.

Aramis Millarch foi um dos principais nomes do jornalismo e da crítica de música e cinema. Foi reconhecido nacionalmente pelo significativo trabalho desenvolvido durante 32 anos de profissão. Conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo e foi fundador e presidente da Associação dos Pesquisadores da Música Popular Brasileira.

Durante sua carreira, Aramis entrevistou diversos artistas da música brasileira como Tom Jobim, Milton Nascimento e Cartola. Em 1978, conversou com Elis Regina. A cantora já estava com carreira consolidada e vivia um momento de produção musical de clima extremamente político e tenso, demonstrado no disco “Transversal do Tempo”, do mesmo ano da entrevista.

Aramis era capaz de conduzir entrevistas dando grande abertura para o entrevistado transitar entre os mais diversos assuntos de sua trajetória pessoal. Dono de uma memória impressionante, cativava sobre o quanto conhecia sobre a pessoa entrevistada, resultado de muita pesquisa e dedicação na apuração precisa de informações.

Doado em 2003 pela família do jornalista, a coleção que carrega o nome de Millarch no acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) é composta por cartazes de cinema, artigos, sinopses de filmes além de fotografias e outros objetos do comunicador. Dentre elas está uma foto física de Elis e Tom Jobim, fotografada por Nelson Mascarenhas e utilizada na capa do disco Elis & Tom (1974). 

Confira abaixo um trecho selecionado que faz parte de uma conversa de Aramis com Elis que durou quase 3 horas, com a data de 1978. No momento deste corte, a cantora falou sobre voto, direito das mulheres e sua inconformidade com a situação do povo brasileiro. A entrevista está no acervo online Millarch.org, projeto que tem o objetivo de digitalizar todo o conteúdo produzido pelo jornalista, do qual a coleção documental foi doada ao MIS-PR por Francisco Millarch, filho de Aramis, enquanto o museu colaborou com o projeto de digitalização do material sonoro.

GALERIA DE IMAGENS