Debate acalorado abre mostra de cinema da Primavera dos Museus no MIS-PR 22/09/2021 - 13:47

Com a exibição do filme Horizonte de Eventos (2016), seguido de debate com o diretor, Gil Baroni, foi dado o início da mostra de cinema do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). A exibição de filmes, que vai até a sexta (24), integra a 15ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e envolve as instituições museais de todo o país.

O cineasta Thiago Busse, curador da mostra e mediador dos debates, comenta que "foi muito legal e até emocionante ver um evento em um espaço público, com a presença de público novamente, e rolou aquela interação muito bacana. O público que foi interagiu mesmo, debateu, fizeram muitas perguntas para o Gil Baroni. E foi ótimo ver a reação das pessoas. Depois de tanto tempo voltar a uma certa sensação de normalidade, o que não é o caso, mas que é bem-vinda no momento".

Confira a programação das próximas exibições (todas serão seguidas de debates com o realizador):

  • A Casa de Lúcia (2017) de João Marcelo Gomes – 22/09;
  • O Estacionamento (2016) de William Biagioli – 23/09;
  • Tentei (2017) de Lais Melo – 24/09.

"Ainda temos filmes muito interessantes, com temas que trazem debate, que com certeza irão instigar as pessoas a participar. Todos filmes paranaenses premiados, com temas polêmicos, que vão gerar um debate bem bacana. E a expectativa é que as pessoas sigam participando, interagindo com realizadores", completa Busse.

Perdas e Recomeços

A programação do MIS para a Primavera dos Museus ainda conta com a estreia da sala de estar interativa dos anos 90 com ambiente vivo. Fica aberta para visitação até o dia 20 de dezembro, das 10h às 17h.

Além disso, o MIS-PR segue com intensa programação on-line:

  • Palestra dia 22/09/2021 das 20h às 23h. Sobre o fotógrafo Guilherme Glück, que viveu até o meio do século XX. Apresentação de algumas de suas fotos e uma fala sobre a coleção que temos no museu com mediação. Local: reunião via zoom transmitida pelo canal do MIS-PR no YouTube.
  • Mesa-redonda dia 23/09/2021 das 20h às 21h. Rogério de Brito Bergold, professor da UEPG que com doutorado em Ciências Sociais Aplicadas, na linha de História, Cultura e Cidadania, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019), investigando a crítica musical de Aramis Millarch. O grupo que digitalizou parte do acervo fala sobre o material disponibilizado na internet e sua importância. Local: sala do zoom transmitida pelo canal do MIS-PR no YouTube.
  • Mesa-redonda dia 24/09/2021 das 20h às 21h. Aula expositiva sobre a história da musicista Stelinha Egg, sua obra e o legado do acervo no MIS. Local: via zoom transmitida pelo canal do MIS-PR no YouTube.
  • Encontro dia 26/09/2021 das 13h às 16h. Encontro musical dos camisas pretas, técnicos de som, técnicos de vídeo, iluminação entre outros.Com apresentação de jam session encenada por músicos em homenagem aos profissionais de tão importante área. 


15ª Primavera dos Museus – Com o tema "Museus: perdas e recomeços", o evento é um convite à reflexão sobre os tempos afetados pela pandemia da Covid-19. O poema “Resíduos'', de Carlos Drummond de Andrade, inspira a criação do tema desta edição. Ele nos remete a esta condição ambígua que é a história, marcada desde sempre pela relação avassaladora, mas constitutiva de todos nós, a perda. À perda, de algum modo, estamos todos sujeitos.
 

GALERIA DE IMAGENS