Tempo e imagem são tema da nova exposição do MIS-PR, a primeira do Museu com audiodescrição 26/11/2021 - 16:39

A partir de imagens reproduzidas de coleções de fotografia do museu, além de câmeras fotográficas, chapas de negativo de vidro e outros suportes fotográficos, o Museu da Imagem e do Som do Paraná apresenta a exposição Imagens do MIS: Diálogos com o Tempo. Com material variado – ícones produzidos entre 1910 e 1980 –, a mostra é a primeira com audiodescrição do museu, refletindo a preocupação com a inclusão. 

Funciona assim: todas as obras terão uma etiqueta informativa com um QR Code. Ao apontar a câmera do celular, o usuário será enviado para uma página hospedada no site do MIS-PR em que se poderá ouvir a descrição das fotografias, com riqueza de detalhes. Esse recurso permite apoio informativo aos deficientes visuais tornando a exposição mais acessível.

Segundo Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, “a audiodescrição é um passo importante na direção de ampliar o acesso de todo o público ao rico acervo do Museu, dessa forma mesmo deficientes visuais poderão participar da experiência de se visitar uma exposição que é tão dependente de imagens”. 

“A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que vem ganhando espaço nos últimos anos. Aqui em Curitiba ainda são poucos os locais que oferecem esse recurso, então é muito importante o MIS oferecer audiodescrição em uma exposição tão bacana que tem um material histórico tão rico e diverso”, diz Manoel Negraes, da Vias Abertas Comunicação Cultura e Inclusão, empresa que fez o trabalho para a exposição.

De acordo com Negraes, ele próprio consultor e público-alvo do processo, a audiodescrição “possibilita a pessoa com deficiência visual a usufruir da arte e da cultura. E é um direito, não é um favor. É importante que a gente tenha esse entendimento. E por meio dessa tradução do visual para o verbal a pessoa com deficiência visual tem uma fruição estética, consegue interagir com as obras de arte, fotografias, objetos, enfim, de uma maneira muito rica. A pessoa consegue ter o seu próprio entendimento dessas obras que estão sendo audiodescritas.”

Confira abaixo um exemplo de imagem e sua audiodescrição:

Camponês em Araucária


A exposição

A exposição coloca em perspectiva o acervo do MIS-PR, propondo um mergulho temporal que só as tecnologias fotográficas permitem. As imagens do passado, antes descritas principalmente pela memória, puderam ser impressas e vistas no cinema e na televisão. Através de uma imagem fotográfica, estática aparentemente, podemos nos conectar com as pessoas e com as coisas que se denominam em geral de “antigas”. O que nos antecedeu, torna-se algo que ainda está aqui e pode dialogar conosco. 

“A exposição ‘Imagens do MIS: Diálogos com o Tempo’ é constituída de fotografias reproduzidas de antigas chapas de vidro e outras coleções fotográficas do museu. Mostra aspectos da cultura e da história do Paraná. Percorre um período do início do século XX até a década de 1980; seu objetivo é possibilitar tanto uma visão histórica da fotografia no Estado quanto crítica de sua formação social”, comenta José Luiz de Carvalho, historiador do MIS-PR e integrante da equipe curatorial da exposição Imagens do MIS: Diálogos com o Tempo.

Filmes

A Exposição "Diálogos com o Tempo" conta também com a exibição de dois documentários, ambos dirigidos por paranaenses. As sessões serão em duas modalidades: som original e audiodescrição. 

Os filmes exibidos são "Mato Eles", de Sergio Bianchi; e "Quilombolas das Lauráceas", de Flavio Rogério Rocha. 

Para conferir as datas e horários de exibição consulte a programação do MIS-PR pelo site http://www.mis.pr.gov.br/

Serviço
IMAGENS DO MIS: DIÁLOGOS COM O TEMPO
Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395 - Centro - Curitiba 
De 23 de novembro de 2021 a 27 de março de 2022
De terça-feira a sexta-feira
Das 9h às 18h
E sábados, domingos e feriados
Das 10h às 16h
Piso térreo
 

GALERIA DE IMAGENS