Biblioteca do MIS-PR reabre para o público 06/05/2019 - 15:50

Acervo do museu tem mais de 2 mil títulos, entre livros, periódicos, catálogos e boletins

No ano em que completa 50 anos de existência, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) reabre nesta terça-feira, dia 7 de maio, as portas de sua biblioteca para consulta, pesquisa e visitação pública. Desde que voltou a ocupar sua atual sede, à Rua Barão do Rio Branco, 395, em 2016, é a primeira vez que o acervo de livros, periódicos, catálogos e boletins será disponibilizado ao público, que poderá desfrutar de seus mais de dois mil títulos, que vão do cinema à literatura, passando por fotografia, música e televisão.

Biblioteca do MIS conta com mais de 2 mil títulos.

Para a diretora do MIS-PR, Cristiane Senn, a abertura da biblioteca é mais um passo importante no processo de aproximação entre a instituição e a comunidade. “Queremos que o museu seja um espaço de convívio, de sociabilidade, aonde o público possa vir para ler e pesquisar esse acervo tão diverso, que está à disposição de todos.”

Em um futuro não muito distante, acrescenta Cristiane, a intenção é também disponibilizar aos visitantes a coleção musical do museu, composta por LPs de vinil e CDs. A ideia é instalar na biblioteca aparelhos de som que permitam ao público explorar essa discoteca, fuçando e ouvindo a coleção.

“Acreditamos que essa seja uma forma de incentivar as pessoas a conhecer o museu”, explica Cristiane, que acrescenta: “O público traz demandas e, nesse diálogo com os visitantes, teremos a chance de transformar a biblioteca, aos poucos, com o objetivo de atender aos interesses de quem pesquisa.”

Entre as obras que integram o acervo de livros da biblioteca do MIS-PR, o historiador e pesquisador José Luiz de Carvalho, funcionário da instituição, afirma que há alguns títulos raros, como Iconografia Paranaense, livro lançado em 1950 pelo professor, pesquisador e bibliófilo Newton Carneiro.

Há também estantes com publicações da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e títulos de literatura paranaense. Entre os periódicos, vale destacar exemplares das revistas Leite Quente, publicação da FVV que circulou entre o fim dos anos 1980 e a década de 1990, e Quixote, título editado pela SEEC nos anos 1990.

Carvalho ressalta que, mesmo fechada para visitação, a biblioteca e o acervo do MIS-PR têm sido importantes para estudantes que realizam suas pesquisas de mestradso e doutorado em diversas áreas. “Nossa intenção”, diz ele, “é que os autores destinem à instituição cópias impressas dessas dissertações e teses, para que possamos colocá-las à disposição de nossos visitantes”.

Serviço

Reabertura da biblioteca do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

A partir de 7 de maio de 2019.

Aberta de terça a sexta-feira, das 14h às 17h.

Entrada gratuita

Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro. Curitiba/PR

xoops.celepar.parana/migracao/seec_mis | 41 3232-9113

 

 

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

GALERIA DE IMAGENS